O QUE FAÇO?

O que fazer quando um amigo ou parente desaparecer?

Sabemos que nesse momento de desespero e preocupação normalmente ficamos com os nervos a flor da pele mas precisamos manter a calma e agir com a razão não com a emoção aqui daremos algumas dicas e informações básicas de como agir quando alguém importante para nós desaparece.

- Primeiro passo:

 Para agilizar o processo de busca de pessoas desaparecidas, é primordial que a ocorrência seja feita na delegacia mais próxima ou delegacia eletrônica no primeiro momento após a identificação do sumiço e ao fazer a ocorrência é importante fornecer o máximo de informações na delegacia, o número do telefone celular do desaparecido e, se possível, o IMEI do aparelho (informado na caixa produto), além de foto atualizada.

- Segundo passo:

Pergunte e avise aos amigos mais próximos sobre o desaparecimento ou se alguém o(a) viu pois pode ser que alguém tenha informações que ajude na busca e quanto mais informações melhor para localizar.

O que fazer se o desaparecido(a) for menor de idade?

Você sabia que não é necessário esperar 24h para fazer a denúncia. Se tiver informações ou quiser informar um desaparecimento?

Realize os mesmos passos citados anteriormente porém a família deve comunicar ainda outros órgãos, como Conselhos Tutelares, centros de referência de assistência social (Cras) e centros de referência especializado de assistência social (Creas), que também podem ajudar nas buscas dos menores,e também mande um e-mail para cadastrodesaparecidos@sdh.gov.br

TODA AJUDA É BEM VINDA!